Conscious Consumption - pelas palavras dos próprios participantes

Em outubro de 2024, a Cátia, a Rafaela, a Pamella e o André viajaram até Espanha para participar no projeto de Erasmus+ “Conscious Consumption”. Deixamos aqui algumas fotos e o testemunho de alguns dos participantes: 

🫛 “Este foi o meu primeiro projeto de Erasmus, não sabia bem o que esperar, mas sem receios avancei nesta experiência. Depois destes 9 dias tenho a dizer que fiquei rendida! Superou bastante as minhas expectativas! Desde a união que senti com a minha equipa, à imensa partilha e laços que se criaram com o grupo todo do projeto. Tive a oportunidade de partilhar e receber novas perspectivas, dentro dos temas da sustentabilidade, consciência ambiental e consumos. Explorámos vários assuntos sempre com abertura a diferentes pontos de vista e com uma dinamização cativante. Aprendi bastante, e de uma forma que posso aplicar ao meu dia-a-dia, enquanto criei novas amizades, conheci lugares espetaculares e expandindo os meus conhecimentos dentro dos temas do projeto mas também linguísticos e culturais dos outros países envolvidos. Guardo com muito amor e carinho esta experiência. Sem dúvida que quero repetir!” Rafaela

Queres fazer parte da família Erasmus+? Adere à nossa comunidade no Whatsapp!

🌿“Participar no projeto Erasmus+ Conscious Consumption: The Impact on Life, Environment, and Social Media foi uma experiência enriquecedora e transformadora. Tive o privilégio de ser o líder do grupo de Portugal, de colaborar com representantes da Bulgária, Espanha, Itália, Suécia e França num intercâmbio cultural focado na promoção de um consumo consciente e sustentável. As atividades realizadas, como workshops, debates e visitas a projetos locais, incentivaram-nos a refletir sobre o impacto dos nossos hábitos de consumo e a adotar comportamentos mais responsáveis.

Os objetivos do projeto — promover a consciência sobre o impacto do consumo, inspirar uma cidadania ativa, desenvolver comportamentos sustentáveis e refletir sobre a influência do mundo digital nas nossas escolhas – foram alcançados. Em workshops e debates, explorámos o poder da ação individual e coletiva, de escolhas informadas, discutimos estratégias de consumo responsável e criámos conteúdos para partilhar esta mensagem com o público mais amplo.

As atividades foram tão variadas quanto educativas, incluindo visitas a projetos locais sustentáveis, atividades ao ar livre de gestão de resíduos e compostagem, caminhadas e contacto direto com a natureza. Explorámos a cidade de Girona e experienciámos a “Fira de Sant Narcís”, enriquecendo a nossa compreensão da cultura catalã e das suas práticas ambientais. Também realizámos partilhas culturais, partilhando a diversidade das nossas tradições gastronómicas, danças e outros elementos culturais.

Agradeço à equipa organizadora pelo profissionalismo e pelo ambiente acolhedor criado, que facilitou o intercâmbio e a colaboração entre os participantes. Esta experiência foi valiosa, não só pelo conhecimento adquirido, mas também pelas relações criadas, que certamente continuarão a inspirar práticas conscientes e sustentáveis.” – André

🌿O projeto Conscious Consumption foi o meu primeiro Erasmus+, e acredito que não poderia ter tido uma experiência melhor. Todas as pessoas envolvidas foram maravilhosas, desde a equipa portuguesa e os participantes de outros países até os dinamizadores, que, sem dúvida, foram essenciais para que tudo corresse tão bem.

Foi desafiante, pois precisei sair da minha zona de conforto, mas isso não significa que tenha sido algo negativo. Pelo contrário, foi uma experiência marcante, que guardarei com muito carinho na memória.

Além disso, estou no processo de aprimorar o meu inglês e, embora seja um grande desafio, não foi uma barreira para me conectar com os outros. Na verdade, serviu como um impulso para que me esforçasse ainda mais.

Amei todas as dinâmicas do projeto, realizadas num ambiente de pura tranquilidade e paz. A organização foi excelente, com atividades bem distribuídas ao longo do dia e pausas para descanso. Também havia um sistema de responsabilidades em grupo, como a limpeza dos espaços comuns a todos os participantes, que contribuiu para a harmonia do ambiente.

Tivemos a oportunidade de aprender e refletir sobre o tema, explorando formas de adotar atitudes mais amigas do ambiente. Aprendemos sobre jardinagem e estreitámos a nossa relação com a natureza. Além disso, visitámos algumas instituições locais e conhecemos o trabalho que realizam nas comunidades, sempre focados no equilíbrio entre o ser humano e o meio ambiente.

A experiência também foi extremamente enriquecedora pela partilha e pelo conhecimento de outras culturas. Ter contacto com pessoas de diferentes origens e perspetivas permitiu-nos ver o mundo de maneiras novas, tornando esta vivência ainda mais valiosa e transformadora.

Esta experiência deu-me amigos que levarei para a vida inteira e ensinou-me que, apesar de termos origens e culturas diversas, o que realmente importa é que somos todos seres humanos. Cabe a cada um de nós fazer a nossa parte para mudar o rumo do mundo para melhor.” – Pamella