O DANÇA PARA A INCLUSÃO pretende promover a melhoria da qualidade de vida, a emancipação e a inclusão social de pessoas portadoras de deficiência da cidade de Aveiro, através da metodologia inovadora de dança inclusiva. 

OBJETIVOS

Geral:

  • Combater a exclusão social, facilitar o acesso à cultura e promover a qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência mental e/ou motora de Aveiro;

Específicos:

  • Criar um espaço coletivo para implementação da dança inclusiva;
  • Promover a prática e o acesso a atividades culturais;
  • Capacitar profissionais para melhorarem a aplicação da metodologia nos seus contextos;
  • Sensibilizar a comunidade para as dificuldades de participação de pessoas portadoras de deficiência na sociedade.

A dança inclusiva junta pessoas com e sem deficiência num trabalho conjunto. Este projeto consiste em sessões semanais de dança inclusiva com vários participantes provenientes das organizações que constituem o consórcio. A par com esta intervenção direta nos beneficiários, prevemos também apostar cada vez mais na capacitação dos profissionais que atuam nestas áreas, desde terapeutas ocupacionais e professores de dança.

Com quem?

APPACDM Aveiro // A APPACDM de Aveiro é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, que existe nesta cidade desde 1986. Tem como Missão a Promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência mental, através da prestação de serviços qualitativamente diferenciados. Neste âmbito, desenvolve as respostas sociais de Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), Lares Residenciais e Formação Profissional (FP), onde acompanha um total de 108 pessoas.

APAH // A Associação Pais e Amigos Habilitar (APAH) é uma entidade com estatuto de utilidade pública e sem fins lucrativos sedeada em Aveiro, registada enquanto Organização Não Governamental para Pessoas com Deficiência de Âmbito Local, que procura a defesa e promoção dos direitos e interesses das crianças e jovens com perturbações do neurodesenvolvimento e dos respetivos familiares, educadores, professores e demais envolvidos, com vista à sua maior. capacitação e efetiva inclusão académica, familiar, profissional e social.

CERCIAV // Todas as pessoas têm o direito a participar na vida cultural da Comunidade. A participação de todos abre caminhos. A participação com todos abre horizontes. A motivação e incentivo à liberdade de expressão abre novas paisagens. O CACI da CERCIAV felicita  pela dedicação, inovação e criatividade.

Pais em Rede // Pelo sonho é que vamos e pela causa da inclusão lutamos diariamente numa comunidade aquém de conhecer os direitos das pessoas com deficiência, as suas capacidades e as suas ambições! A missão desta instituição é mais do que uma missão de inclusão, é um trabalho diário que luta pela dignidade de pessoas que não conseguem fazer ouvir a sua voz e serem reconhecidos como iguais numa sociedade que é de todos. A família é o alicerce destes jovens/adultos desde a infância e que acompanha o seu caminho mas não o pode fazer por eles. Precisamos de uma sociedade aberta, que os receba nas mais variadas vertentes da vida comunitária! E assim caminharemos para um mundo justo, com as mesmas oportunidades!

QUE RESULTADOS?

A avaliação que fizemos deste primeiro ano do Dança para a Inclusão passou pela observação mensal dos participantes nas sessões de dança inclusiva, questionários às famílias e parceiros e sessões especificamente conduzidas para que os participantes nos pudessem dar feedback sobre a  auto-perceção da sua evolução.

Algumas conclusões que pudemos obter, após a análise de todos estes dados:

  • os participantes sentiram-se mais confiantes com o seu próprio corpo;
  • os participantes apresentaram-se mais energéticos do que o seu normal;
  • a maioria dos participantes aumentou a sua destreza motora, o seu autoconhecimento e a sua orientação espacial;
  • houve mudanças significativas ao longo do tempo, passando a haver maior entusiasmo, mais boa disposição, maior expressão, motivação e envolvimento e maior autoconfiança e gosto pela dança e expressão artística por parte dos participantes.

Todos, mas todos adoraram…sabiam o dia da semana pois era dia de dança. Todos se envolveram!

Pus o primeiro pé cá dentro e disse que não ia conseguir dançar e ia fazer figura de urso, mas a professora mostrou o que é dançar e que eu consigo. Obrigada, foi muito bom!

Sinto paz ao estar nas sessões, sinto-me mais confortável a dançar com o grupo. Se pudesse escolher, continuava com o projeto.

Mais informações: