PROJETO TRanÇa
O projeto TRanÇa – Teatro Ribeiro Conceição na Dança, é um projeto de cariz formativo e social, o qual decorre ininterruptamente desde 2009. Este projeto funciona com vários grupos em processos criativos autónomos, estando organizado por anos letivos.
Metodologia
O projeto inicia com uma fase de exploração de seis meses, com aulas e ensaios regulares, com atividades como ensaios abertos, conversas e encontros, que promovem a partilha e a reflexão sobre o trabalho de grupo. Nos três meses seguintes, reúne-se o material feito por cada turma/grupo, com métodos e rotinas próprios da criação de um espetáculo de dança.
Este processo culmina com uma Mostra de Dança no Teatro Ribeiro Conceição, apresentação pública que acontece no mês de Junho de cada ano.
O projeto tenciona assumidamente agir em áreas essenciais para a educação e a sociedade, sobre as quais se procura discutir o estado do corpo na comunidade, a relação de espelho entre a arte e a vida, a especialidade da dança e o significado do exemplo profissional, ou a importância do cruzamento entre identidades e saberes diferentes.
Esta perspetiva justifica a convergência de lugares, de comunidades e de áreas artísticas. Desta forma é possível entender a dimensão do desafio abraçado por toda a comunidade para criar uma nova obra de arte.
PROJETOA Dança é para Todos
O Projeto “A Dança é para Todos” parte do desejo de proporcionar uma Formação em Dança a crianças que têm talento, sonho e vontade.
A escola, muitas vezes, possui uma rotina pensada para para o cérebro, onde as crianças dedicam muitas horas a estarem sentadas frente a algo que se interpõe entre eles e outros alunos ou entre eles e os professores (como as mesas, as cadeiras ou os computadores.) A dança pode transformar esta rotina que parece esquecer que o corpo é um elemento que precisa de movimento e que possui um grande potencial de aprendizagem.
Através da prática da dança esperamos criar efeitos positivos na compreensão e criação de empatia desta que é uma grande forma de expressão artística.
Modelo de Inspiração
O “A Dança é para Todos” teve como grande inspiração o modelo brasileiro da “Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira – EMDIN”.
Esta escola nasceu como um projeto pequenino, numa cidade chamada Araraquara, no Estado de São Paulo. Em 2003, quando foi fundada, a escola contava com 80 alunos. Em 2019 conta com mais de 600 alunos que, através da dança, tiveram suas vidas transformadas. O Projeto Social da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira é referência Estado de São Paulo e permitiu que crianças que jamais teriam a possibilidade de conhecer a dança, pudessem ter o contacto esta arte.
"O projeto da EMDIN deu-se em torno da construção de uma maneira solidária para o desenvolvimento da Cultura, pautando as suas ações através da conceção de que a gestão cultural deve promover políticas públicas para a formação, produção, criação/pesquisa, circulação e incorporação de bens culturais, procurando democratizar o acesso, descentralizar as ações, construir e revitalizar espaços de manifestação artística, de modo a difundir um conceito de cultura enquanto inclusão social e direito de cidadania."— Gilsamara Moura, idealizadora do Projeto da EMDIN.
A inclusão social de crianças e jovens, promovida pela EMDIN é claramente reconhecida. A prova disso não está apenas no percurso precioso envolto em Arte que estes jovens traçam durante os seis anos que lá estão, mas também o resultado que hoje se pode comprovar: jovens a ingressar em Universidades, Companhias de Dança e a inserirem-se com facilidade no mercado de trabalho.
Visite também a página do Facebook da Escola Municipal Iracema Nogueira.