O projeto TRanÇa – Teatro Ribeiro Conceição na Dança, é um projeto de cariz formativo e social, o qual decorre ininterruptamente desde 2009. Este projeto funciona com vários grupos em processos criativos autónomos, estando organizado por anos letivos.

Metodologia

O projeto inicia com uma fase de exploração de seis meses, com aulas e ensaios regulares, com atividades como ensaios abertos, conversas e encontros, que promovem a partilha e a reflexão sobre o trabalho de grupo. Nos três meses seguintes, reúne-se o material feito por cada turma/grupo, com métodos e rotinas próprios da criação de um espetáculo de dança.

Este processo culmina com uma Mostra de Dança no Teatro Ribeiro Conceição, apresentação pública que acontece no mês de Junho de cada ano.

Esta perspetiva justifica a convergência de lugares, de comunidades e de áreas artísticas. Desta forma é possível entender a dimensão do desafio abraçado por toda a comunidade para criar uma nova obra de arte.


O Escolas Transformadoras tem como objetivos a promoção de competências socioemocionais e a redução de problemas comportamentais nas crianças, seguindo-as do 1° ao 4° ano através de um programa de atividades a desenvolver em sala de aula.

O conceito:

O Escolas Transformadoras consiste na conceção de que os professores e comunidades são agentes de transformação social. Este visa a integração entre o currículo escolar e o desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos, preparando-os para um futuro num mundo em rápida mudança, em que as soft skills são cada vez mais valorizadas e necessárias, não apenas para o sucesso na vida profissional mas também nas relações interpessoais. 

Este projeto assenta no modelo desenvolvido pela Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning (CASEL, 2012),que pretende desenvolver nas crianças a autoconsciência e autorregulação emocional, a consciência social, o relacionamento interpessoal e a tomada de decisão responsável. 


O projeto Unidos Pela Memória tem como objetivo principal promover o envelhecimento ativo e saudável, a autonomia e bem-estar dos seniores e contribuir para a valorização e reconhecimento dos mesmos na sociedade.

Metodologia:

Este projeto baseia-se em sessões de diálogo intergeracional, nas quais as várias fases da vida do idoso serão exploradas. Partindo da história de cada sénior, será elaborado um desenho que irá representar as memórias que mais se evidenciem, que será complementado com uma fotografia (retrato), ficando ambos em exibição numa exposição artística. 

A inovação proposta pelo projeto "Unidos Pela Memória"  é a sua metodologia: sessões de diálogo, de um para um, entre um jovem e um sénior, nas quais os mesmos, juntos, percorrerão o livro aberto que é a vida do idoso.


O projeto DANÇA PARA A INCLUSÃO pretende promover a melhoria da qualidade de vida, a emancipação e a inclusão social de pessoas portadoras de deficiência da cidade de Aveiro, através da metodologia inovadora de dança inclusiva.

Metodologia

A dança inclusiva junta pessoas com e sem deficiência em atividades comuns. No caso do DANÇA PARA A INCLUSÃO, iremos ter sessões semanais de dança inclusiva com vários participantes provenientes das organizações que constituem o consórcio: APPACDM Aveiro, APAH (Habilitar), CERCIAV E CSPVC (Centro Social e Paroquial Vera Cruz).

A dança inclusiva junta pessoas com e sem deficiência, sendo um conceito inovador que promove verdadeiramente a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos.