O Escolas Transformadoras tem como objetivos a promoção de competências socioemocionais e a redução de problemas comportamentais nas crianças, seguindo-as do 1° ao 4° ano através de um programa de atividades a desenvolver em sala de aula.

O conceito:

O Escolas Transformadoras consiste na conceção de que os professores e comunidades são agentes de transformação social. Este visa a integração entre o currículo escolar e o desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos, preparando-os para um futuro num mundo em rápida mudança, em que as soft skills são cada vez mais valorizadas e necessárias, não apenas para o sucesso na vida profissional mas também nas relações interpessoais. 

Este projeto assenta no modelo desenvolvido pela Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning (CASEL, 2012),que pretende desenvolver nas crianças a autoconsciência e autorregulação emocional, a consciência social, o relacionamento interpessoal e a tomada de decisão responsável. 


O projeto Unidos Pela Memória tem como objetivo principal promover o envelhecimento ativo e saudável, a autonomia e bem-estar dos seniores e contribuir para a valorização e reconhecimento dos mesmos na sociedade.

Metodologia:

Este projeto baseia-se em sessões de diálogo intergeracional, nas quais as várias fases da vida do idoso serão exploradas. Partindo da história de cada sénior, será elaborado um desenho que irá representar as memórias que mais se evidenciem, que será complementado com uma fotografia (retrato), ficando ambos em exibição numa exposição artística. 

A inovação proposta pelo projeto "Unidos Pela Memória"  é a sua metodologia: sessões de diálogo, de um para um, entre um jovem e um sénior, nas quais os mesmos, juntos, percorrerão o livro aberto que é a vida do idoso.