O UNIDOS PELA MEMÓRIA tem como objetivo principal promover o envelhecimento ativo e saudável, a autonomia e bem-estar dos seniores e contribuir para a valorização e reconhecimento dos mesmos na sociedade.
O PROJETO
O envelhecimento da população é um fenómeno de amplitude mundial. Segundo a OMS, em 2025 existirão 1,2 biliões de pessoas com mais de 60 anos (OMS, 2001). Dada esta tendência, existe a necessidade de desenvolver meios para melhor atender às dificuldades deste grupo populacional em crescimento, promovendo a continuidade do seu bem-estar e da sua qualidade de vida, especialmente por ser uma faixa etária muito relacionada com altos níveis de depressão, pela crescente perda de familiares, pela falta de acompanhamento e autoconhecimento emocional e pela perda da percepção de utilidade e, consequentemente, perda de motivação para viver.
A primeira edição do projeto Unidos pela Memória será implementado durante 2024 em Lamego, em parceria com a Universidade Sénior.
A inovação proposta pelo projeto "Unidos Pela Memória" é a sua metodologia: sessões de diálogo, de um para um, entre um jovem e um sénior, nas quais os mesmos, juntos, percorrerão o livro aberto que é a vida do idoso.
A NOSSA METODOLOGIA
Este projeto parte do princípio que o diálogo intergeracional é crucial para ambos os lados: os idosos sentem-se ouvidos, valorizados, e os jovens têm um oportunidade única de ouvir, em primeira mão, testemunhos de pessoas que contam já com muitos anos de vida e, por isso, muita experiência e sabedoria para partilhar.
Para além do diálogo, com base na vida de cada sénior, os nossos voluntários irão realizar um desenho que evidencie as várias memórias que se destacam ao longo das sessões e decorrentes das várias fases da vida do idoso. Este desenho será complementado com um fotografia, e ambos os resultados serão expostos, no final do ano de 2024, em local a definir.
Interessado/a em seres voluntário/a neste projeto? Preenches este form e nós iremos contactar-te!
QUE RESULTADOS?
Iremos partilhar mais informação assim que terminarmos a implementação do projeto, que decorrerá durante 2024.