If Your Food Could Talk
O If Your Food Could Talk – how to fight climate change through diet é um projeto financiado pela Agência Nacional Portuguesa de Erasmus+, no âmbito da KA1 (Mobilidade de Jovens). O seu principal objetivo é o de sensibilizar os jovens para o impacto que a comida tem nas alterações climáticas, emponderando-os a fazer escolhas mais informadas e a disseminar o seu conhecimento, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável do nosso Planeta.
Os participantes tiveram a oportunidade de se envolver numa série de atividades teóricas e práticas, incluindo workshops de cozinha vegetariana, e refizeram as suas receitas preferidas para versões mais ecológicas e saudáveis!
〰
PORQUÊ ESTE PROJETO?
A alimentação está profundamente relacionada com a degradação ambiental e, consequentemente, com as alterações climáticas: a produção agrícola é responsável por aproximadamente 30% dos gases de estufa, utiliza 40% do solo do planeta e causa poluição que altera os ecossistemas e a qualidade da água (PNAS, Academia Nacional de Ciência). Para além disto, dos 812 milhões de toneladas de resíduos gerados na UE em 2018, 8,5% foram resíduos alimentares gerados na produção, distribuição e consumo de alimentos, ou seja, 69 milhões de toneladas (dados Eurostat).
Posto isto, por forma a contribuir para as metas delineadas globalmente (como os ODS) e na EU, é urgente que, a par das medidas governamentais, os cidadãos sejam informados através de ações educativas do peso ambiental que a alimentação tem, e que possam fazer mudanças nos seus hábitos alimentares através de escolhas informadas.
RESULTADOS
92% dos participantes conseguem identificar alimentos com menor impacto ambiental
86% dos participantes sabem como podem mudar os seus hábitos alimentares para diminuir o impacto dos alimentos que comem
70% dos participantes reconhecem que podem ter uma voz ativa na sociedade quando se trata de alterações climáticas
92% dos participantes reconhecem melhor a importância da UE na luta contra as alterações climáticas
100% dos participantes querem participar em mais projetos Erasmus+.
Foi a primeira vez que 61% dos participantes participaram num Intercâmbio de Jovens.
What learnings marked you the most?
“This YE was really eye-opening. It was exactly what I needed to have the motivation to change my habits!"
“I really think I learned a lot and there's a lot of things I'm going to use in the future. I'm so grateful for this!"
“This project made me feel moe confident about my dietary choices"
Now I'm more aware of what I eat, thinking about the impact of the food I eat on the planet"
〰
PARTNERS
Go Alive (Greece)
GEYC (Romania)
Rakonto (France)
Back to the Roots (Germany)
ASNU (Italy)
Dünya Yaşasın Derneği (Turkey)
EU4All (Serbia)
com o apoio de