CREARTIVITY – EMPOWERMENT OF YOUTH WORKERS

2021-2-PT02-KA153-YOU-000038316

CREARTIVITY – Empowement of youth workers é um projeto financiado pela Agência Nacional Portuguesa de Erasmus+, no âmbito da KA1 (Mobilidade de Técnicos de Juventude).

PORQUÊ ESTE PROJETO?

Os jovens são particularmente afetados pela exclusão social. Na Europa 1 em cada 4 jovens está atualmente em risco de pobreza e exclusão social (Eurostat, 2021) e em 2019 a população jovem (16-29 anos) em risco de pobreza ou exclusão social da UE27 era de 25,1%, perfazendo um total de 18,6 milhões jovens (Eurostat, 2019). Este ano havia 2,1 milhões de jovens desempregados (15-24 anos) que não estudavam. A perda de emprego foi um dos maiores impactos da pandemia de COVID-19 sobre os jovens, aumentando seu risco de exclusão. A análise desses indicadores revela que todos os países do consórcio enfrentam este problema.

Tendo isto em mente, o projeto pretendeu combater a exclusão social dos jovens através da formação de técnicos de juventude, procurando a inclusão social através da arte, com recurso à ENF.

GOALS

Geral:

  • Contribuir para a inclusão social dos jovens (especialmente de jovens com menos oportunidades), através do empoderamento de técnicos  de juventude.

Específicos:

  • Promover a partilha, discussão e aumento do conhecimento dos técnicos de juventude sobre a exclusão social dos jovens;
  • Promover o reconhecimento e validação das competências adquiridas através de NFE e EF;
  • Promover competências de aprendizagem ao longo da vida, ajustadas ao século XXI;
  • Sensibilizar a sociedade para a importância das artes no desenvolvimento socioprofissional e na inclusão dos jovens;
  • Motivar e formar técnicos de juventude e outras partes interessadas para atuarem nos desafios do século XXI.

RESULTADOS

66% dos participantes reconhecem o papel que podem ter na sociedade e como podem contribuir para promover a inclusão social;

70% dos participantes, como técnicos de juventude, consideraram útil esta formação;

81% dos participantes querem participar em mais projetos Erasmus+.

Foi a primeira vez a participar num Training Course para 38% dos participantes.

Este projeto trouxe-te alguma informação nova e útil?

“Sem dúvida. Devo dizer que o que mais me marcou foi a atitude em relação ao próprio processo criativo. Sempre que me sinto preso fazendo algo no dia a dia, penso na aprendizagem que tive sobre criatividade e como me posso “soltar” e resolver a situação de forma criativa.”

 

"Outra coisa que me impactou foi como, a partir de um simples objeto pessoal, eu pude desencadear a minha imaginação e escrever uma estória."